terça-feira, 4 de junho de 2013

Chás


chá é uma bebida preparada através da infusão de folhasflores ou raízes. Geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidaçãofermentação, e o contato com outras ervasespeciarias e frutos.

Curiosidade: o chá de verdade é aquele que leva folhas ou brotos da planta Camellia sinensis, e que conhecemos como preto, verde, branco e oolong. No mais, quando a bebida é preparada com outras ervas, frutas ou flores, trata-se apenas de uma infusão que se convencionou chamar também de chá.

Os chás mais conhecidos e os benefícios que trazem a saúde:

Além de serem diuréticos e conter propriedades antioxidantes, cada tipo de chá consegue trazer um benefício: prevenir diabetes, acalmar, diminuir a TPM, etc.

Um estudo feito mostrou que as pessoas que consomem chás, têm menos chances de desenvolver câncer no cérebro. Outra pesquisa realizada apontou que tomar xícaras de chás, previne o coração contra problemas cardíacos.

Alecrim:

alecrim tem propriedade que combatem a anemia, gripe ou dores por contusões.  Outro exemplo é o efeito anticáries que o alecrim do campo apresentou em estudos realizados. O alecrim tem propriedades antioxidantes quando usado em poucas quantidades.

Boldo:

Derivado da planta originária do Chile, o chá de boldo é conhecido por melhorar problemas de estômago, como cólicas, gases, azia, efeitos da bebida alcoólica e gastrite, além de estimular o processo digestivo. O indicado é consumir uma xícara de chá pela noite, mas com moderação, porque o excesso do consumo pode levar às irritações no estômago.





Branco:

Conhecido como o chá milagroso das dietas, é composto por brotos e flores da Camellia sinensis, mesma planta que dá origem aos chás verde e preto. A cafeína e outras substâncias presentes na infusão alteram o funcionamento do metabolismo, aumentando a queima de calorias. Enquanto os polifenóis presentes na bebida ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o tanino diminui as taxas de LDL, o colesterol ruim. Com alto poder antioxidante, combate também o câncer e retarda o envelhecimento


Camomila:

camomila alivia dores de cabeça e tem efeito calmante. Já foi comprovado em estudos que a camomila é um dos aliados naturais contra a TPM. O estudo revelou que a erva e o chá de maracujá são indicados para aliviar crises nervosas e sintomas de ansiedade. Além disso, a camomila também ajuda a combater as olheiras



Centelha Asiática:

Muito usada na medicina ayurvédica, a planta originária da Índia ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, melhora a circulação e favorece a eliminação de células gordurosas, o que a torna uma grande aliada no combate à celulite e às varizes. É também diurética, acelera o metabolismo e inibe a fome. Mas atenção: deve ser evitada por gestantes e pessoas com insuficiência renal ou hepática, gastrite e úlcera.



Chá preto:

chá preto, ou chá vermelho (nome comum na China), é um tipo de bebida corriqueira do mundo ocidental. A bebida é feita a partir da erva Camellia Sinensis, originária do chá verde. A diferença entre o chá verde e o chá preto é que o segundo passa por um processo de torrefação e assim, ganha um sabor diferente. O chá é ideal como anti-inflamatório, ajuda em processos intestinais e tem propriedades adstringentes.


Chá verde:

A bebida ganhou forças pelas propriedades terapêuticasantioxidantes capazes de retardar o aparecimento de rugas, aumenta as defesas da pele contra os raios UVB e previne inflamações. Fora isso, estudo realizados mostrou que a bebida protege o cérebro de Alzheimer e o corpo do câncer.






Dente-de-leão:

É um poderoso desintoxicante, ideal para uma limpeza do organismo após períodos de exageros quando o assunto é comida e bebida. O fígado é o principal beneficiado, uma vez que a planta ajuda a eliminar as toxinas do sangue e desobstruir os canais biliares. Atua ainda como um leve laxante, ajudando no funcionamento do intestino.



Erva-cidreira:

chá é feito a partir da planta Melissa Officinalis e é utilizada como  remédio caseiro para mais de 20 males. Dentre eles, o chá é indicado para amenizar a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas. Como tem propriedades calmantes, a erva também é indicada para acalmar os ânimos.



Erva-mate:

Por meio de estudos foi comprovado que a erva-mate combate o colesterol ruim em até 12%. Outro estudo aponta que a erva utilizada para fazer o chimarrão no Sul do Brasil, ou o tererê (versão fria do chimarrão) no Sul da Argentina é capaz inibir o envelhecimento precoce.





Funcho:

Também conhecido como erva-doce, é um ótimo digestivo. Auxilia no funcionamento intestinal, combatendo a prisão de ventre, além de aliviar os sintomas da azia e relaxar o corpo para uma boa noite de sono (para os egípcios antigos, este chá tinha poderes de afastar os pesadelos). Os flavonoides presentes no bulbo e nos talos diminuem ainda o risco de câncer de mama e ovário.







Gengibre:

Trata-se de um dos melhores anti-inflamatórios disponíveis na natureza, indicado para combater inflamações na garganta, bronquite, rouquidão e asma. Ele também atua no sistema digestivo contra cólicas, gases e enjoos, além de favorecer a circulação sanguínea, tornando-se um ótimo aliado no combate à celulite.



Ginseng:

O chá de Ginseng é conhecido por dar energia. Ideal para quem sofre de fadiga. Ainda auxilia a digestão, tem resultados positivos em problemas respiratórios e é afrodisíaco. Diminui os efeitos da doença de Crohn e também o Colesterol.






Hibisco:

Com ação antioxidante, anti-inflamatória e diurética, o chá da flor de hibisco elimina toxinas e substâncias que favorecem o acúmulo de líquido no organismo, ajuda no controle do colesterol e também a eliminar gordura. Com alto poder antioxidante, tem efeito preventivo contra o câncer, envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.




Jasmim:

Calmante, atua no sistema nervoso trazendo a sensação de tranquilidade e bem-estar, além de amenizar dores de cabeça e diminuir a compulsão por comida. Diurético, o chá da flor de jasmim, originária da Índia, também ajuda no combate à retenção de líquido.



Limão:

Além de a fruta ser rica em vitamina C, excelente antigripal, ela ajuda a deixar o pH do sangue estável, evitando a perda desnecessária de nutrientes. Para aproveitar melhor os benefícios, faça o chá junto com a casca, que ajuda na desintoxicação do organismo



Noz Moscada:

O chá de noz moscada é indicado para dores de dentes e problemas na gengiva. É um potente chá afrodisíaco e também diminui a barriga. É recomendado para insônias.

Como fazer: É preciso ter cuidado, pois usar mais de 5 gramas pode ser perigoso. Por isso basta uma pitada em água fervente. 


Oolonge:

Da mesma família dos chás verde, branco e preto, o oolong tem as folhas da planta Camellia sinensisparcialmente fermentadas. É mais leve do que o chá preto, com sabor que se encontra num ponto de interseção entre este e o verde. Assim como o chá branco, ajuda a queimar calorias, fortalecer o sistema imunológico, combater o câncer e retardar o envelhecimento.




Quebra-Pedra:

O nome científico da planta com propriedades diuréticas que dá origem a este chá é Phyllanthus niruri, mas ficou conhecida como quebra-pedra por ser tiro e queda contra cálculos renais. Ajuda a combater, ainda, infecções urinárias e atua como relaxante muscular.





Romã:

Preparado a partir das cascas da fruta, este chá rico em compostos fenólicos antioxidantes tem propriedades anti-inflamatórias, especialmente no que diz respeito a mucosas como a da boca, garganta e a do intestino (a bebida é uma ótima opção para recuperar o organismo em caso de amigdalite, faringite e dores de barriga). Também protege os vasos sanguíneos, reduzindo as chances de infarto e derrame.



Salsa:

É conhecida pelo poder diurético. Faz bem para quem tem cálculos renais, reumatismo, artrite, artrose e gota. Além disso, ajuda a combater doenças cardiovasculares e impede a formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos sanguíneos e causar derrames.





Tomilho:

Por agir como um antibiótico natural, é recomendado para todos os tipos de infecções, incluindo constipações, gripe, bronquite, dor de ouvido e sinusite. Também alivia desconfortos intestinais, azia e cólicas.





Unha-de-gato:

Trata-se de uma planta medicinal muito popular no Peru. Os incas foram os primeiros a tirar proveito de seus benefícios para a saúde no tratamento de doenças como artrite, gastrite, reumatismo e inflamações em geral.




Verbena:

O chá de Verbena é indicado para eliminar micróbios e bactérias nocivas do sistema digestivo. Usado com compressas parece funcionar para papos nos olhos. Bom para gases no estomago. Outras propriedades: Afrodisíaco, tratamento de hemorroidas, depressão, anorexia, tumores no baço e pescoço.



Zimbro: 

O chá de Zimbro é indicado para melhorar a digestão e o sistema urinárioIndicado também para quem sofre de reumatismo e problemas respiratórios. Abre o apetite, o que é bom para quem quer engordar. Há que ter cuidado com esta planta, pois o chá de zimbro é abortivo, portanto não indicado para grávidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário