O milk-shake é uma bebida que combina leite e sorvete batidos, e daí o surgimento do nome, originário do inglês milk (leite) e shake (batido). Normalmente a bebida é feita a base de sorvete batido com leite e adornado com calda de chocolate, morango ou caramelo.
O sabor do milk-shake pode ser enriquecido com polpa de fruta ou achocolatado em pó, por exemplo, ou mantido simplesmente pelo sabor do sorvete usado. Cabe então tomar a devida atenção, diferenciando estas duas diferentes bebidas, que se assemelham em aparência e por serem à base de leite, mas que no entanto são conhecidas por nomes diferentes: milk-shake e vitamina ou batido de leite (em Portugal), ou ainda conhecido pelos mais antigos como leite batido, no Brasil.
No Brasil, o termo é usado para se diferenciar a vitamina de frutas do leite batido com sorvete. A principal distinção entre as duas bebidas é que o milk-shake é composto por leite e sorvete batidos com o acréscimo opcional de algum sabor de fruta ou chocolate, enquanto a vitamina é resultado do leite batido com uma ou mais frutas.
História:
Quando a palavra milk-shake foi primeiro usada na imprensa em 1885, os milk-shakes eram uma bebida alcóolica com whiaky. Entretanto, por volta de 1900, o termo foi referido como uma bebida batida feita de xarope de chocolate, morango ou baunilha. No início de 1900 as pessoas começaram a pedir pela nova bebida, frequentemente acompanhada de sorvete. Nos anos 30, os milk-shakes se tornaram muito populares nas malt shops, típicos pontos de encontro de estudantes na época.
Formas de preparo:
Entre as diversas composições do batido de leite, as mais comumente encontradas são:
Vitaminas, batido a base de frutas como:
- Abacate
- Açaí
- Banana
- Carambola
- Coco
- Maçã
- Melão
- Mamão
Milk shake, batido a base de sorvete, leite e algum sabor adicional como:
- Baunilha (creme)
- Chocolate
- Coco
- Morango
- Ovomaltine
Mingaus ou batidos, base de cereais como:
- Aveia
- Trigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário