É um dos principais drinks da
coquetelaria cubana ao lado do Mojito, o nome Daiquiri é o mesmo nome de uma
praia perto de Santiago de Cuba e de uma mina de ferro situada na mesma área. A
palavra vem do Taíno, um idioma utilizado nas Antilhas e Bahamas que veio a ser
extinto depois da colonização espanhola no século XVI.
O drink foi supostamente criado
em 1905 em um bar chamado Vênus em Santiago de Cuba, distante 37 quilômetros da
mina por um grupo de engenheiros americanos.
Calorias:
Quantas calorias tem... | Quantidade de calorias por 100 gramas |
---|---|
Daiquiri, enlatados | 125 kcal |
Daiquiri, preparadas a partir de receitas | 186 kcal |
Variações
A mais famosa e mais conhecida de todas foi a criada por Constantino Ribalaigua (reconhecido com o pai dos barmans de Cuba) no inicio do século passado, no bar e restaurante La Floridita (que existe até hoje) onde trabalhou por mais de quarenta anos.
Ele juntou Rum, açúcar, limão e um leve toque de licor de Maraschino e bateu num liquidificador com muito gelo dando a consistência de frapê. O Bar La Floridita é hoje considerada a casa do Daiquiri.
Outra variante notável é o célebre Papa Doble, criado especialmente para Hemingway (que era diabético). Era preparado sem açúcar, que era substituído por suco de grapefruit, e era servido em dose dupla. O escritor chegou a tomar 16 desse drink numa noite.
Ainda, há a possibilidade do "Licor Daiquiri", feito à base de cascas de limão maceradas em rum e açúcar. Uma variação excelente deste licor é a maceração, por no mínimo uma semana, de cascas de quatro limões sicilianos (sem a parte branca) em 750ml de rum e 200 ml de calda de açúcar densa ou uma xícara de açúcar. Este licor serve, inclusive, como aromatizante inconfundível de limão para outros drinks.
Hoje existem muitas variantes desse drink e atualmente ele é elaborado com um toque de xarope de Grenadine (feito com romãns), substituindo o licor de Marachino que além de caro é difícil de ser encontrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário