terça-feira, 18 de junho de 2013

Tequila


Tequila é uma bebida alcoólica destilada feita da agave-azul, primariamente na região da cidade de Tequila no estado mexicano de Jalisco, a 65 quilômetros a nordeste de Guadalajara.

O solo vulcânico vermelho da região circundante é particularmente propício ao crescimento do agave-azul, e mais de 300 milhões de plantas são colhidas todo ano. Agave tequilana cresce diferentemente dependendo da região. Agaves-azuis plantadas em áreas altas são maiores e mais doces em aroma e sabor. Agaves das áreas mais baixas tem um sabor e fragrância mais herbáceos.

Pelas leis mexicanas a tequila pode ser produzida apenas no estado de Jalisco e em regiões limitadas de Guanajuato, Michoacán, Nayarit, e Tamaulipas. O México clama o direito internacional exclusivo da palavra "tequila", ameaçando ações legais contra produtores de destilados de agave-azul em outros países.
Tequila é frequentemente feita com um conteúdo alcoólico de 38–40%, mas pode ser produzida entre 31–55%.

Calorias:
Existem 231 calorias em Tequila (100 g). Repartição das Calorias: 0% gord, 0% carbs, 100% prot.
Quantidades comuns
Quantidade
Calorias
1 dose (42g)
97
1 shot
97
100g
97




Fabricação
O agave-azul é uma planta semelhante a um abacaxi gigante e só se desenvolve em terrenos de solo vulcânico e clima árido. Precisa-se de 8 a 12 anos de idade para estar pronto para produção, sendo necessários 7 quilos de agave para produção de 1 litro de tequila.
Agave-Azul
A produção se inicia assando as “Piñas” da agave-azul por mais de 48 horas e esfriam por mais 14 horas antes de serem retiradas dos fornos, para converter as fibras em açúcar fermentável (frutose). Depois dessa etapa são moídas para extração de todo açúcar e o resultado é um rico líquido chamado “Aguamiel”. Adiciona-se a levedura natural ou de Saccharomyces cerevistas para fermentação, que quebra as moléculas do açúcar e transforma em álcool. O resultado é um vinho de agave que possui 10 à 12% de teor alcoólico. O vinho deve ser destilado 2 vezes, descartando seu início e fim para adquirir o melhor da destilação. A tequila assim produzida é chamada “Prata” e pode ser engarrafada ou maturada para produção dos diferentes tipos de acordo com o tempo de maturação. Geralmente, agaves das terras altas produzem tequilas de sabor mais mais doces e frutadas, enquanto as agaves de terras baixas dão à tequila um sabor mais herbáceo e "terroso"

Tipos

A bebida apresenta diferentes graus de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento sendo designada em ordem crescente do tempo de maturação

Tequilas descansando ou
maturando em barris de carvalho
Blanco ("Branco") ou Plata ("Prata"): Engarrafada imediatamente ou até 2 meses de maturação em barris de aço inoxidável ou carvalho neutro;


Joven ("Jovem") ou Oro ("Ouro"): Uma mistura de Blanco e Reposado;

Reposado ("Descansado"): Engarrafada após 2 meses, mas menos de um ano de maturação em barris de carvalho de qualquer tamanho;

Añejo ("Velho"): Envelhecimento no mínimo um ano de maturação, mas menos de três, em barris de carvalho pequenos;

Extra Añejo ("Extra Velho"): Envelhecido pelo menos três anos. Esta categoria foi estabelecida em 2006.

Um comentário:

  1. Quando estive no México, em 2005, no Estado de Jalisco, experimentei uma bebida muito forte, destilada do cacto "Peyote". Essa bebida, na realidade, é consumida pelos indígenas mexicanos e americanos quando dos seus rituais sagrados. Assim que ingeri uma pequena dose, no mesmo instante deu a impressão de estar sendo transportado para outro mundo. Meus sentidos se alteraram e minha percepção viajou para outra dimensão. Tal bebida, dizem os especialistas é pesquisada como alucinógeno potente. Para mim, foi apenas uma experiência curiosa, a qual nunca me esqueci de realiza-la.

    ResponderExcluir