domingo, 16 de junho de 2013

Cafés


O café é uma bebidas produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína (geralmente 80 a 140 mg para cada 207 ml dependendo do método de preparação.)
A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa (local de origem da planta), e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho", devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.
Uma Lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam mais espertos ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

Uma bebida de 0 calorias!


Você sabe quantas calorias existem em uma xícara de café? NENHUMA! Isso mesmo, café é uma dessas bebidas que poderiam vir com o selo “0 calorias” estampado em cada xícara. E o melhor: é uma bebida natural, que faz bem à sua saúde. E mesmo que você coloque algumas colheres de açúcar, ele continua sendo uma bebida de baixa caloria.
o café é um grande aliado para quem está fazendo dieta. O café puro, além de ser naturalmente sem calorias, também facilita a perder peso. Ao acordar e tomar uma xícara de café puro o metabolismo já é estimulado, contribuindo para o bom funcionamento do seu corpo. O café, com seus sais minerais, vitamina B3 e antioxidantes, além da cafeína, também contribui na reposição de água e eletrólitos, atuando, ao mesmo tempo, na eliminação das gordurinhas em excesso do organismo.

Tipos de café

O casamento entre o café e o leite vem de longa data e é conhecido em todo o mundo. Suas variações podem mudar muito de uma cultura para a outra, mas não há dúvidas de que é bastante apreciada em todas. A lista de bebidas resultantes desta união pode ser longa e bastante familiar: cappuccino, média, pingado, mas qual a diferença entre eles?




Café com leite: Trata-se do café filtrado com leite aquecido ou fervido. Também pode apresentar-se como café expresso, com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite.






Mocha: Drink que conta com uma calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de expresso. A mistura pode ser tri-fásica ou uma mistura de café com a calda de chocolate com a crema do leite por cima. Pode também ser conhecido pelo nome de Mocaccino, termo utilizado e criado por uma rede de cafeterias internacional.



Cappuccino: O verdadeiro cappuccino apresenta 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml. A espuma do cappuccino deve ser densa e cremosa, com temperatura de no máximo 60º para se tomar em goles. No Brasil, há o hábito de acrescentar canela ou chocolate.




Cappuccino Italiano: Compreende em: 1/3 de expresso; 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml.






Pingado: Um copo de leite quente que recebe uma pequena quantidade de café, ou seja, somente um pingo de café. Bebida bastante popular em botecos e padarias do Brasil e é, geralmente, servido no copo americano.





Média: Tradicional nas padarias brasileiras, é conhecida lá fora como Latte ou Café Latte. Café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma. Sua textura deve ser um pouco menos cremosa que o cappuccino.



Café cortado: É como chamam a Média (Café Latte ou Latte) no Rio Grande do Sul.







Macchiato: Geralmente é servido na xícara de expresso e consiste em um expresso “manchado” com a crema do leite. No Brasil, é conhecido também como “café com espuminha”. Muitos preferem tomar essa bebida, pois a crema do leite quebra um pouco o sabor intenso do expresso.



Café com Panna: Muito comum na Itália, este café conta com a Panna (creme de leite fresco batido ou feito na coqueteleira). Considerando que alguns estados brasileiros não permitem a comercialização de leite fresco, apenas pasteurizado, muitas cafeterias substituem a Panna por chantilly.



Mitos e verdades sobre o café
A bebida tira o sono? Faz mal para a saúde?
Seu aroma e sabor encantam pessoas por todo o mundo. Há quem aprecie a bebida apenas no café da manhã, misturado ao leite. Outros degustam seu sabor ao longo do dia e acabam usando a pausa para o cafezinho como motivo para um bate-papo com os amigos ou um intervalo durante o trabalho. Mas apesar de ser tão popular e apreciado, ainda há dúvidas a respeito das consequências do seu consumo para a saúde. Para alguns, ele gera prejuízos ao organismo e deve ser evitado. Outros se sentem mais dispostos e animados, e não passam um dia sequer sem tomar a bebida. Descubra agora as verdades e os mitos sobre o bom e velho café!
  • O café prejudica a absorção do cálcio pelo organismo?

Verdade. Há indícios de que a cafeína quando consumida em grande quantidade estimula a eliminação de cálcio através da urina, o que reduz a quantidade do mineral presente nos ossos. Em doses moderadas, 500mg de cafeína por dia, quantidade presente em 4 a 5 xícaras de café de 50 ml, não oferece riscos.
  •  O café só traz danos à saúde?

Mito. Há algumas décadas, o café era visto como o causador de inúmeros problemas de saúde. Isso porque ele contém cafeína, na época considerada vilã devido às suas propriedades estimulantes. Hoje, porém, os pesquisadores já constataram que, consumida em doses moderadas (cerca de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia), a cafeína não oferece risco à saúde humana e o café até pode fazer bem. Isso porque contém ácidos clorogênicos - substâncias com importantes efeitos antioxidantes e que ajudam a prevenir males como as doenças cardiovasculares.
  •  Algumas pessoas devem evitar o consumo de café?

Verdade. Para quem tem problemas de refluxo gastroesofágico, é bom diminuir as doses. Gastrite é outro problema que exige redução de cafeína, pois esta pode se tornar um fator de irritação da mucosa do estômago. No caso de mulheres na menopausa, a restrição de consumo é recomendada para evitar a perda de cálcio dos ossos, que costuma estar acelerada nessa fase.
  •  O café tira o sono?

Verdade. A cafeína é uma substância estimulante do sistema nervoso central e, por isso, o café incentiva a vigília, mantém a atividade cerebral e afasta a sonolência. Assim, para não atrapalhar o sono durante a noite, é bom evitar a bebida após as 16 h.
  •  O café vicia?

Mito. No entanto quando a pessoa fica sem consumir café, podem ocorrer sintomas, como por exemplo, a dor de cabeça. Isso porque a cafeína tem propriedades medicinais, e por isso também está presente em alguns remédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário