terça-feira, 18 de junho de 2013

Enegéticos



Bebida energética ou energético é uma bebida não alcoólica que estimula o metabolismo e tem como finalidade fornecer ao consumidor energia através da ingestão de taurina. Todos contém gás carbônico.

Composição


Também considerado como refrigerante, as bebidas energéticas são estimulantes que aumentam o estado de alerta para a mente e para o corpo. Elas têm em sua composição basicamente taurina, cafeína e inositol. Alguns fabricantes adicionam o guaraná, como o Burn, da Coca-Cola, o Red Panther, o Monster Energy e o FAB da Forever Living e Emv da MonaVie que também contém extratos de acerola, cranberry, açaí e vitamina B2, B3, B5, B6 e B12, Poderosos antioxidantes (além do estrato de guaraná), que diminuem a quantidade de radicais livres no nosso organismo.

Age com a glicina e o ácido alfa-aminobutírico como um transmissor neuro inibidor. É sintetizado, no fígado e no cérebro, a partir da metionina e cisteína, juntamente com a vitamina B6. É o único ácido sulfónico conhecido a ser produzido por meios naturais.

A bebida energética age como desintoxicador no organismo humano, facilitando a excreção de substâncias que não são mais importantes para o corpo pelo fígado. Intensifica os efeitos da insulina, sendo responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo. Não é incorporada em enzimas e proteínas, mas possui um papel importante no metabolismo dos ácidos da bílis.

Todos os fabricantes advertem aos consumidores que não é recomendável o consumo com bebidas alcoólica e também que crianças, gestantes, nutrizes, idosos, portadores de enfermidades e pessoas que tomam remédio devem consultar o médico antes de consumir o produto.

No caso do Red Bull, uma lata de 250 ml contém 1g de taurina, 60 mg de glucuronolactona, 80 mg de cafeína e vitaminas do complexo B (B3, B5, B6 E B12).
Outros componentes dos energéticos

Inositol é base de inúmeros sinalizadores celulares e mensageiros secundários, estando envolvido em vários processos biológicos, tais como: montagem do citoesqueleto; controle da concentração intracelular do íon Ca2+; manutenção do potencial de membrana das células; modulador da atividade da insulina; quebra das gorduras; redução dos níveis de colesterol no sangue.
Vitaminas B2, B3, B5, B6 e B12 são micronutrientes do complexo B solúveis em água, necessários ao organismo pois colaboram no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas e auxiliam na capacidade de concentração e memória . Naturalmente encontradas em levedo de cerveja, abóbora, carnes, cereais integrais, banana e trigo.

Glucoronolactona é uma substância formada, em nosso corpo, a partir da glicose e auxilia nos processos de eliminação de toxinas endógenas e exógenas. De acordo com os fabricantes, na atividade física age como um desintoxicante, diminuindo a fadiga e melhorando a performance. A glucoronolactona é um tipo de carboidrato biossintetizado a partir da glicose, podendo ser encontrado também no vinho tinto, cereais, maçãs e peras. É essencial para a desintoxicação e metabolismo de ampla variedade de xenobióticos e medicamentos, via conjugação no fígado, que são excretados na urina.
Sabor

Vários são os sabores, conforme a marca, desde sabor de frutas até de remédio. O FAB tem o sabor semelhante a um refrigerante (extratos naturais de Açaí, Acerola, Guaraná e Cramberry), o Red Panther possui sabor de guaraná feito com extrato natural, sendo que no ano de 2012 o Red Panther Energy de São José dos Pinhais - PR, ganhou o prêmio de 2º melhor energético do Brasil e 4º no ranking mundial. O Burn tem o sabor mais á, embora não se conheça pesquisas que atestem o PH de cada bebida energética.
Recomendações quanto ao consumo.

É muito comum o consumo de bebida energética com bebida alcoólica, principalmente com uísque ou vodca. No rótulo das embalagens dos energéticos de qualquer fabricante é expressa a mensagem que não é recomendado o consumo com bebida alcoólica.

O consumo de bebida energética com bebida alcoólica pode alterar a sensação de embriaguez, e com isso permitir que o consumidor se sinta em condições motoras quando tem sua percepção motora alterada, correndo o risco de causar um acidentes

No caso de excesso de ingestão de cafeína. A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade,ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia. Os portadores de arritmia cardíaca devem evitar até mesmo dosagens moderadas, ainda que eventuais, da substância. Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Não se conhece estudos científicos de diagnóstico de letalidade em doses superiores a 10 gramas ao dia.
A ingestão frequente pode causar insônia.

Fabricantes e Nomes

Diversos são os fabricantes. Os nomes variam com sugestão de atribuição de poder (húngaro Hell - "inferno" em português, com a figura do diabo como símbolo), alucinantes (austríaco Flying Horse - "cavalo voador" em português), de detonadores (Burn, da Coca-Cola, "queimar" em português), TNT (da Cervejaria Itaipava - RJ - sigla para "trinitrotolueno", explosivo), e de atribuição de força (austríaco Red Bull - "touro vermelho" em português) - (americano Monster Energy - "energia monstruosa"), (americano FAB, da Forever Living, "Forever Active Boost" - "mais ativo para sempre" em português).








Nenhum comentário:

Postar um comentário