terça-feira, 18 de junho de 2013

Tequila


Tequila é uma bebida alcoólica destilada feita da agave-azul, primariamente na região da cidade de Tequila no estado mexicano de Jalisco, a 65 quilômetros a nordeste de Guadalajara.

O solo vulcânico vermelho da região circundante é particularmente propício ao crescimento do agave-azul, e mais de 300 milhões de plantas são colhidas todo ano. Agave tequilana cresce diferentemente dependendo da região. Agaves-azuis plantadas em áreas altas são maiores e mais doces em aroma e sabor. Agaves das áreas mais baixas tem um sabor e fragrância mais herbáceos.

Pelas leis mexicanas a tequila pode ser produzida apenas no estado de Jalisco e em regiões limitadas de Guanajuato, Michoacán, Nayarit, e Tamaulipas. O México clama o direito internacional exclusivo da palavra "tequila", ameaçando ações legais contra produtores de destilados de agave-azul em outros países.
Tequila é frequentemente feita com um conteúdo alcoólico de 38–40%, mas pode ser produzida entre 31–55%.

Calorias:
Existem 231 calorias em Tequila (100 g). Repartição das Calorias: 0% gord, 0% carbs, 100% prot.
Quantidades comuns
Quantidade
Calorias
1 dose (42g)
97
1 shot
97
100g
97




Fabricação
O agave-azul é uma planta semelhante a um abacaxi gigante e só se desenvolve em terrenos de solo vulcânico e clima árido. Precisa-se de 8 a 12 anos de idade para estar pronto para produção, sendo necessários 7 quilos de agave para produção de 1 litro de tequila.
Agave-Azul
A produção se inicia assando as “Piñas” da agave-azul por mais de 48 horas e esfriam por mais 14 horas antes de serem retiradas dos fornos, para converter as fibras em açúcar fermentável (frutose). Depois dessa etapa são moídas para extração de todo açúcar e o resultado é um rico líquido chamado “Aguamiel”. Adiciona-se a levedura natural ou de Saccharomyces cerevistas para fermentação, que quebra as moléculas do açúcar e transforma em álcool. O resultado é um vinho de agave que possui 10 à 12% de teor alcoólico. O vinho deve ser destilado 2 vezes, descartando seu início e fim para adquirir o melhor da destilação. A tequila assim produzida é chamada “Prata” e pode ser engarrafada ou maturada para produção dos diferentes tipos de acordo com o tempo de maturação. Geralmente, agaves das terras altas produzem tequilas de sabor mais mais doces e frutadas, enquanto as agaves de terras baixas dão à tequila um sabor mais herbáceo e "terroso"

Tipos

A bebida apresenta diferentes graus de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento sendo designada em ordem crescente do tempo de maturação

Tequilas descansando ou
maturando em barris de carvalho
Blanco ("Branco") ou Plata ("Prata"): Engarrafada imediatamente ou até 2 meses de maturação em barris de aço inoxidável ou carvalho neutro;


Joven ("Jovem") ou Oro ("Ouro"): Uma mistura de Blanco e Reposado;

Reposado ("Descansado"): Engarrafada após 2 meses, mas menos de um ano de maturação em barris de carvalho de qualquer tamanho;

Añejo ("Velho"): Envelhecimento no mínimo um ano de maturação, mas menos de três, em barris de carvalho pequenos;

Extra Añejo ("Extra Velho"): Envelhecido pelo menos três anos. Esta categoria foi estabelecida em 2006.

Rum


O rum é uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação do melaço e outros derivados da produção de açúcar, além do caldo de cana fermentado e posterior destilação. O rum é uma bebida secular, de características refinadas e aroma suave.
O rum é o principal ingrediente de muitos drinques famosos,como o banana daiquiri ou o próprio daiquiri. É produzido principalmente nas ilhas do Caribe. A grande quantidade de países produtores de rum se reflete na gama de variedades da bebida. 

Calorias: 1 dose (50ml) 110 calorias

Os principais são:
Navy Rum: É um dos mais encorpados. Produzido na Guiana e em Trinidad e Tobago;

Rum cubano: Rum leve, com teor alcoólico de 40°GL, pode ter coloração transparente (para coquetéis) ou dourada. A marca mais famosa deste tipo de Rum é a Havana Club (propriedade do Estado Cubano), esta marca surgiu através da Bacardi quando esta foi privatizada para os EUA. Por esta razão, a Bacardi é uma marca americana, sendo muitas vezes considerada erradamente uma marca cubana;

Rum da Jamaica: O mais forte de todos os tipos de rum. Tem teor de quase 75°GL, e geralmente é exportado para a Inglaterra, onde é envelhecido em tonéis de carvalho por muitos anos;

Rum da Martinica: Encorpado, é feito do suco da cana no lugar do melaço;

Rum de Barbados: Excelente qualidade, é leve e tem sabor acentuado;

Rum de Porto Rico: Figura entre os tipos mais famosos de rum, é leve e de qualidade.

Conhaque

O conhaque, brandy ou brande é o produto decorrente da destilação de vinho, geralmente contendo cerca de 40–60% de graduação alcoólica por volume. O nome em português é derivado da palavra francesa cognac, um tipo de conhaque com indicação de procedência da região homônima da França.
Além do vinho, esta bebida destilada pode ser feita com suco de fruta fermentado (no caso da uva normalmente são utilizadas apenas espécies viníferas). É usualmente degustado após as refeições.
Calorias
Um copo (200 ml)
502
Uma dose (60 ml)
151

Conhaques de uva Francesa

  • Martell
  • Rémy Martin
  • Hennessy
  • Regnaud Sabourin
  • Delamain
  • Courvoisier
  • Darroze
  • Baron de Digognac
  • Larressigle
  • Delord
  • Laubade
  • Gélas
  • Janneau
Também há produção de conhaque de uva atualmente na África do Sul, na Espanha, no México e no estado americano da Califórnia. Na Armênia a produção é antiga e tradicional, sendo a bebida tradicional deste país.

Conhaque de fruta

Conhaques de fruta são feitos usualmente com maçã, ameixa, pêssego, cereja, amora e damasco. Têm coloração mais clara e normalmente são degustados gelados.

Calvados: É um conhaque francês da região da Normandia feito à base de maçã, da qual é extraída a sidra que depois é fermentada e destilada.

Kirschwasser: É um conhaque alemão de frutas feito à base de cereja.

Slivovitz: É um conhaque de frutas feito à base de ameixa.

Envelhecimento

Um conhaque pode ser produzido de três maneiras:
Destilaria de Conhaque

Sem envelhecimento: Caso típico dos conhaques de fruta, que apresentam tonalidade clara.

Single barrel: Conhaques com tonalidade dourada ou caramelo são normalmente envelhecidos em barris de carvalho.

Sistema de solera: Alguns conhaques são envelhecidos no sistema de soleira, especialmente os espanhóis.




Classificação do envelhecimento

O envelhecimento do conhaque recebe seis faixas classificatórias:


  • ☆☆☆ (Three Stars) Cognac standart, 5 anos de envelhecimento
  • V.O. - Very Old, mais de 5 anos de envelhecimento
  • V.S.O. - Very Special Old, mais de 15 anos de envelhecimento
  • V.S.O.P. - Very Special Old Pale, mais de 20 anos de envelhecimento
  • V.V.S.O.P. - Very Very Special Old Pale, mais de 25 anos de envelhecimento
  • X.O. - Extra Old, mais de 30 anos de envelhecimento (alguns não consideram tal classificação, continuando a classificar conhaques acima de 30 anos como V.V.S.O.P.)
    Vale ressaltar que tal classificação é um tanto controversa, tais idades são as idades médias. Médias porque o conhaque em geral é fabricado com várias levas, cada qual com uma idade de envelhecimento. Dessa forma, alguns usam a idade do blended mais novo para a classificação

    Quentão



    Ele é a típica bebida das festas juninas. E como as comemorações em homenagem a santos como Santo Antônio, São José e São Pedro se realizam por todo o Brasil no mês mais frio do ano, foi providencial que o quentão se tornasse um ícone. Seu poder de esquentar o corpo não tem uma origem comprovada, mas sabe-se que deve ter surgido no interior dos estados de São Paulo ou Minas Gerais, onde a população rural passou a misturar pinga com gengibre e especiarias e ferver tudo criando uma bebida não apenas ótima para aguentar o inverno, mas também para aguçar o paladar. 


    Nutrição: O quentão mais tradicional é feito com cachaça e adicionado de um pouco de água, açúcar, lascas de gengibre descascado, cravo-da-índia e canela em pau. A bebida, depois de fervida, espalha pelo ar o cheiro doce e ao mesmo tempo picante, atiçando os frequentadores de quermesses e festas juninas de todos os formatos. Exagerar no quentão, porém, não é boa ideia. Além do álcool que pode causar embriaguez rapidamente, existe a questão do alto valor calórico. Um modesto copinho de 60 ml de quentão tem nada menos que 120 calorias. 

    Como fazer


    A forma mais comum do quentão é aquela descrita acima, com a pinga, o açúcar, água e especiarias da época. Mas existem variantes da bebida inventadas a cada festa que se realiza. Alguns preferem, por exemplo, adicionar à fervura do quentão lascas de limão e laranja, para dar um odor diferente. Outros se inspiram no preparo do vinho quente e fazem quentão do mesmo modo, acrescentando frutas sem casca picadas, como a maçã. O sabor da cachaça ainda se sobressai dessa forma, mas o quentão fica, digamos, saborizado de maçã. 

    Dicas
    • Usar cachaça de qualidade baixa para fazer quentão é um erro. A qualidade da pinga influencia diretamente no resultado e escolher uma cachaça de boa origem, mais envelhecida, de alambique, pode fazer a diferença entre um quentão sem graça e um drinque memorável da festa junina; 
    • É importante seguir uma ordem na hora de preparar o quentão. Primeiro, coloca-se o açúcar na panela. Depois é hora de adicionar o gengibre picado, o cravo-da-índia e a canela em pau. Quando o açúcar estiver quase todo derretido (mas ainda claro, sem caramelizar ou queimar), é hora de adicionar a água e só no final a cachaça. É bom, também, usar um filtro de café ou funil com peneira, para separar os pedaços depois de pronto e servir apenas o líquido; 
    • A proporção entre água e cachaça deve ser igualada: para cada meio litro de pinga, por exemplo, coloque meio litro de água. Senão o quentão fica tão forte que ninguém passa do primeiro gole. Ou pior: passa muito... 


    Piña Colada

    Piña colada

    Piña colada (tr. do espanhol :abacaxi ( amassado) é um coquete doce feito com rum, leite de coc e suco de abacaxi. É servido geralmente batido ou mexido com gelo. Sua origem é do Porto Rico.
    Ingredientes
    • 1 dose(s) de rum
    • 1 xícara(s) (café) de suco de abacaxi
    • 1 dose(s) de leite de coco
    • 1 colher(es) (chá) de açúcar
    • 4 pedra(s) de gelo moída(s)


    Como fazer
    Bata todos os ingredientes e sirva em copo para long drink. Decore com uma fatia de abacaxi e uma cereja.
    A Piña Colada pode ser servida também sem álcool, bastando acrescentar um pouco mais de suco de abacaxi, aí passará a ser chamada de Piña Colada virgem.



    Não alcoólicos

    Não alcoólicos



    Todas as bebidas que não levam álcool na sua composição ou preparo, são não alcoólicos, exemplos sucos.

    Margareth

    Margarita


    A origem deste cocktail deve-se a Margareth Sanders, uma socialite Americana.
    Criado provavelmente em 1948 em sua luxuosa mansão de veraneio em Acapulco, quando querendo surpreender seus convidados com algo mais interessante que os tradicionais cocktails conhecidos e as refrescantes cervejas mexicanas, serviu algo que combinasse com o sol, e o ócio diurno em mais um final de tarde fantástico naquele maravilhoso paraíso.
    Seu marido misturou então, as duas bebidas favoritas da Senhora Sanders… Tequila e Cointreau, além do refrescante limão.
    Por muito tempo a Sra. Sanders chamou esta bebida apenas de “o drinque”… Até que certo dia, o Sr. Sanders orgulhoso do sucesso que fazia sua criação quando oferecida para seus convidados, resolveu homenagear sua mulher batizando-a carinhosamente de “Margarita”, tradução de Margareth para o espanhol.

    Como alguns de seus convidados eram donos de restaurantes bem sucedidos no EUA e outros tantos frequentadores dos melhores restaurantes e bares, o cocktail logo se propagou, sendo que, seu sucesso foi tamanho que a receita viajou da América para o mundo.

    Tornando-se moda e caindo no gosto de muitos apreciadores para felicidade de todos nós há mais de meio século.
    Vamos então a uma deliciosa Margarita:
    0,5 cl de tequila blanco
    0,3 cl de tripple sec
    0,5 cl de suco de limão
    10 gamas de sal
    Na coqueteleira coloque todos os ingredientes menos o sal, bata vigorosamente, verta para taça de maragrita bordeada com sal


    Licor

    Licor 


    Licor é uma bebida alcoólica doce, geralmente misturada com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes. O termo vem do latim liquifacere, liquefazer, dissolver. Isto se refere às misturas que se empregam na fabricação da bebida. Os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal.


    A descrição mais comum de licor é a de uma bebida doce, de alto teor alcoólico tendo um teor que varia entre os 20% vol. e os 28% vol. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições, também muito comum em bombons.
    Sua composição leva açúcar, xarope, álcool, além de frutas, plantas e ervas, que dão o sabor característico de cada bebida.Devido ao facto de serem obtidos através de produtos tradicionais, não é necessária a adição de corantes ou conservantes.

    Jose Cuervo Especial

    Jose Cuervo Especial


    José Cuervo é uma das marcas de tequila mais conhecidas do mundo , produzida pela produtora mexicana Tequila Cuervo La Rojeña, S.A. de C.V., sediada em Tequila, Jalisco. A marca pertence ao grupobritânico Diageo, a maior companhia de bebidas alcoólicas mundial.

    Indiano

    Indiano


    Drink Indiano,com o nome sugere é originário da Índia, lá é feito sem vodka,mas abrasileirado acrescenta-se vodka, como na receita a seguir.
    Ingredientes
    • 3 fatias de abacaxi maduro sem o miolo
    • 1 dose de vodka
    • 4 colheres (sopa) de leite condensado Mococa
    • Xarope de groselha a gosto
    • Gelo picado a gosto
    • Canela em pó a gosto
    Modo de Preparo
    1. Em um liquidificador coloque abacaxi, o vodka e o leite condensado
    2. Bata até ficar uma mistura homogênea
    3. Em um copo alto, coloque 3 dedos de xarope de groselha, gelo e por último, a batida do liquidificador
    4. Salpique com a canela e sirva imediatamente


    Havanna Club

    Havanna Club




    Drink originário da cidade de  Havana.
    Ingredientes
    • 45 ml de rum Bacardi Lemon
    • 45 ml de suco de abacaxi
    • 10 ml de club soda
    • 1 colher de chá de açúcar
    • 3 folhas de hortelã
    Modo de Preparo
    Socar as folhas de menta com o açúcar no copo que o coquetel será servido. 
    Colocar o rum e o suco de abacaxi. 
    Completar com o Club Soda. 
    Servir com gelo.

    Gin


    Gim ou gin é uma bebida destilada à base de cereais e zimbro. É considerada uma bebida muito forte, com teor alcoólicos superior ao uísque. Teve origem nos países baixos, no século XVII.
    Depois de destilado, o gim sai do alambique com um teor alcoólico muito elevado, inapto ao consumo. Para reduzir essa teor alcoólico é adicionada água destiladas. A aromatização é feita com bagas de zimbro, cujo óleo transmite à bebida o sabor que a caracteriza. Seu teor alcoólico varia entre os 43% e 47%.
    Diversas destilarias utilizam vários aromatizantes além das bagas de zimbro, tais como cassia, laranja, amêndoa, lírio ou álamo, empregados para obter sabores diferentes.

    Calorias: Um tiro pub de Gin que é 1 porção de 35ml contém 72 calorias, enquanto que contém 10,4 g de álcool. Isso significa cerca de 3,6 onças (100 g) de Gin contém 207 calorias e 29,6 g de álcool. Este número básico de calorias em Gin ficar afetado pelo conteúdo de calorias das bebidas que são misturados com Gin. Também depende de qual marca de Gin que é usado. Por exemplo, 25 ml Gin Bombay Sapphire contém aproximadamente 59 calorias, enquanto 1 Gin Tanqueray contém cerca de 75 calorias. Enquanto se você misturar com Gin tónico, que consomem cerca de 120 calorias por porção única. 

    Os cinco tipos de Gin 


    Atualmente existem diversos tipos de Gin, que se dividem em cinco grandes grupos classificados pela família aromática dos ingredientes utilizados em suas notas botânicas. São eles:

    Clássico: aqueles predominante de zimbro com um ligeiro toque cítrico e picante. São os gins conhecidos secos apesar de que, na verdade, todos os gins são geralmente secos e sem açúcar, por isso estes são denominados ou London Dry Gin.
    Exemplos: Seagrams, Plymouth, Tanqueray ou 209.

    Cítricos: Aqueles em cuja composição botânica é dominada pelos citrinostransversais, aromas e notas de sabor tais como laranja, limão, grapefruit ou tangerina.
    Exemplos: Tanqueray Ten, Larios Londres # 1 ou 12.

    Especiados: composição botânica com caráter reforçado de especiarias como coentro, raiz de angélica(ou erva do espírito santo), raiz de lírio, canela, cardamomo, pimentas dos mais variados tipos e noz-moscada.
    Exemplos: Magellan, Citadelle e Brecon.

    Herbais: Notas marcantes de ervas como tomilho, hortelã, alecrim, manjericão.
    Exemplos: Gin Mare e Blackwoods.

    Florais: Aqueles em cuja principal característica vem de flores ou frutos como flor de uva verde, jasmim, violeta, olho de dragão e cassis.
    Exemplos: G’Vine Floraison, Fifty Pounds ou Geranium.
    Uma curiosidade que merece destaque é que o Steinhaeger também é um Gin, o mais notável da Alemanha.




    Fanta Natural

    Fanta Natural




    -4 cenouras       
    - 1 copo (americano) de suco de limão
    - raspa da casca de 1 laranja
    - açúcar a gosto

    Bater a cenoura com limão e a raspa da laranja no liqüidificador com um litro de água. Depois juntar mais 1 1/2 litro de água.

    Daiquiri


    É um dos principais drinks da coquetelaria cubana ao lado do Mojito, o nome Daiquiri é o mesmo nome de uma praia perto de Santiago de Cuba e de uma mina de ferro situada na mesma área. A palavra vem do Taíno, um idioma utilizado nas Antilhas e Bahamas que veio a ser extinto depois da colonização espanhola no século XVI.

    O drink foi supostamente criado em 1905 em um bar chamado Vênus em Santiago de Cuba, distante 37 quilômetros da mina por um grupo de engenheiros americanos.

    Calorias:
    Quantas calorias tem...Quantidade de calorias por 100 gramas
    Daiquiri, enlatados125 kcal
    Daiquiri, preparadas a partir de receitas186 kcal

    Variações
    A mais famosa e mais conhecida de todas foi a criada por Constantino Ribalaigua (reconhecido com o pai dos barmans de Cuba) no inicio do século passado, no bar e restaurante La Floridita (que existe até hoje) onde trabalhou por mais de quarenta anos.
    Ele juntou Rum, açúcar, limão e um leve toque de licor de Maraschino e bateu num liquidificador com muito gelo dando a consistência de frapê. O Bar La Floridita é hoje considerada a casa do Daiquiri.
    Outra variante notável é o célebre Papa Doble, criado especialmente para Hemingway (que era diabético). Era preparado sem açúcar, que era substituído por suco de grapefruit, e era servido em dose dupla. O escritor chegou a tomar 16 desse drink numa noite.
    Ainda, há a possibilidade do "Licor Daiquiri", feito à base de cascas de limão maceradas em rum e açúcar. Uma variação excelente deste licor é a maceração, por no mínimo uma semana, de cascas de quatro limões sicilianos (sem a parte branca) em 750ml de rum e 200 ml de calda de açúcar densa ou uma xícara de açúcar. Este licor serve, inclusive, como aromatizante inconfundível de limão para outros drinks.
    Hoje existem muitas variantes desse drink e atualmente ele é elaborado com um toque de xarope de Grenadine (feito com romãns), substituindo o licor de Marachino que além de caro é difícil de ser encontrado.

    Dahi

    Dahi
    Iogurte feito de leite de búfala. Incrementa receitas de pratos ou bebidas indianas.

    Enegéticos



    Bebida energética ou energético é uma bebida não alcoólica que estimula o metabolismo e tem como finalidade fornecer ao consumidor energia através da ingestão de taurina. Todos contém gás carbônico.

    Composição


    Também considerado como refrigerante, as bebidas energéticas são estimulantes que aumentam o estado de alerta para a mente e para o corpo. Elas têm em sua composição basicamente taurina, cafeína e inositol. Alguns fabricantes adicionam o guaraná, como o Burn, da Coca-Cola, o Red Panther, o Monster Energy e o FAB da Forever Living e Emv da MonaVie que também contém extratos de acerola, cranberry, açaí e vitamina B2, B3, B5, B6 e B12, Poderosos antioxidantes (além do estrato de guaraná), que diminuem a quantidade de radicais livres no nosso organismo.

    Age com a glicina e o ácido alfa-aminobutírico como um transmissor neuro inibidor. É sintetizado, no fígado e no cérebro, a partir da metionina e cisteína, juntamente com a vitamina B6. É o único ácido sulfónico conhecido a ser produzido por meios naturais.

    A bebida energética age como desintoxicador no organismo humano, facilitando a excreção de substâncias que não são mais importantes para o corpo pelo fígado. Intensifica os efeitos da insulina, sendo responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo. Não é incorporada em enzimas e proteínas, mas possui um papel importante no metabolismo dos ácidos da bílis.

    Todos os fabricantes advertem aos consumidores que não é recomendável o consumo com bebidas alcoólica e também que crianças, gestantes, nutrizes, idosos, portadores de enfermidades e pessoas que tomam remédio devem consultar o médico antes de consumir o produto.

    No caso do Red Bull, uma lata de 250 ml contém 1g de taurina, 60 mg de glucuronolactona, 80 mg de cafeína e vitaminas do complexo B (B3, B5, B6 E B12).
    Outros componentes dos energéticos

    Inositol é base de inúmeros sinalizadores celulares e mensageiros secundários, estando envolvido em vários processos biológicos, tais como: montagem do citoesqueleto; controle da concentração intracelular do íon Ca2+; manutenção do potencial de membrana das células; modulador da atividade da insulina; quebra das gorduras; redução dos níveis de colesterol no sangue.
    Vitaminas B2, B3, B5, B6 e B12 são micronutrientes do complexo B solúveis em água, necessários ao organismo pois colaboram no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas e auxiliam na capacidade de concentração e memória . Naturalmente encontradas em levedo de cerveja, abóbora, carnes, cereais integrais, banana e trigo.

    Glucoronolactona é uma substância formada, em nosso corpo, a partir da glicose e auxilia nos processos de eliminação de toxinas endógenas e exógenas. De acordo com os fabricantes, na atividade física age como um desintoxicante, diminuindo a fadiga e melhorando a performance. A glucoronolactona é um tipo de carboidrato biossintetizado a partir da glicose, podendo ser encontrado também no vinho tinto, cereais, maçãs e peras. É essencial para a desintoxicação e metabolismo de ampla variedade de xenobióticos e medicamentos, via conjugação no fígado, que são excretados na urina.
    Sabor

    Vários são os sabores, conforme a marca, desde sabor de frutas até de remédio. O FAB tem o sabor semelhante a um refrigerante (extratos naturais de Açaí, Acerola, Guaraná e Cramberry), o Red Panther possui sabor de guaraná feito com extrato natural, sendo que no ano de 2012 o Red Panther Energy de São José dos Pinhais - PR, ganhou o prêmio de 2º melhor energético do Brasil e 4º no ranking mundial. O Burn tem o sabor mais á, embora não se conheça pesquisas que atestem o PH de cada bebida energética.
    Recomendações quanto ao consumo.

    É muito comum o consumo de bebida energética com bebida alcoólica, principalmente com uísque ou vodca. No rótulo das embalagens dos energéticos de qualquer fabricante é expressa a mensagem que não é recomendado o consumo com bebida alcoólica.

    O consumo de bebida energética com bebida alcoólica pode alterar a sensação de embriaguez, e com isso permitir que o consumidor se sinta em condições motoras quando tem sua percepção motora alterada, correndo o risco de causar um acidentes

    No caso de excesso de ingestão de cafeína. A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade,ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia. Os portadores de arritmia cardíaca devem evitar até mesmo dosagens moderadas, ainda que eventuais, da substância. Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Não se conhece estudos científicos de diagnóstico de letalidade em doses superiores a 10 gramas ao dia.
    A ingestão frequente pode causar insônia.

    Fabricantes e Nomes

    Diversos são os fabricantes. Os nomes variam com sugestão de atribuição de poder (húngaro Hell - "inferno" em português, com a figura do diabo como símbolo), alucinantes (austríaco Flying Horse - "cavalo voador" em português), de detonadores (Burn, da Coca-Cola, "queimar" em português), TNT (da Cervejaria Itaipava - RJ - sigla para "trinitrotolueno", explosivo), e de atribuição de força (austríaco Red Bull - "touro vermelho" em português) - (americano Monster Energy - "energia monstruosa"), (americano FAB, da Forever Living, "Forever Active Boost" - "mais ativo para sempre" em português).








    segunda-feira, 17 de junho de 2013

    Águas Aromatizadas

    Lavanda, capim limão, hortelã, manjericão, canela, laranja, tangerina, pimenta. Combine frutas, ervas, especiarias e coloque na água com muito gelo. Deixe descansar por alguns minutos e pronto! É só beber. As águas aromatizadas não têm nada de inodoras e insípidas, e são uma alternativa simples, leve e saborosa para abrir refeições, acompanhar pratos e encerrar aquele jantar perfeito em uma noite quente. Nem que seja só para fazer um charminho extra.
    Dicas Importantes

    A apresentação também não tem segredo. “O ideal é servi-las em jarras translúcidas. Se for usar laranja, a casca pode ser cortada em espiral e entrelaçada com as ervas”, diz Letícia. “Fica lindo!” Para estimular a criatividade, separamos algumas sugestões de chef. Combinações cheirosas e coloridas para ajudar você na brincadeira.


    Água aromatizada com capim limão e manjericão

    Ingredientes
     50 g de capim limão
    1 l de água mineral
    1 ramo de manjericão
    Gelo a gosto
    Modo de preparo
    Separe a parte inferior das folhas do capim limão, as partes mais firmes do talo. Machuque a erva para que ela libere sabor e aroma. Mistura na água com bastante gelo e acrescente o ramo de manjericão.




    Água de coco aromatizada 
    Ingredientes 
    1 cacho pequeno de uva verde
    1 carambola
    1 fatia de abacaxi
    1 limão fatiado em rodelas
    1 ramo de hortelã
    1,4 l de água de coco
    Gelo a gosto

    Modo de preparo
    Pique o abacaxi e fatie a carambola formando estrelas. Fatie o limão em fatias bem fininhas. Coloque as frutas em uma jarra grande, acrescente o gelo e adicione água de coco e hortelã .




    Vamos à algumas dicas na preparação de águas aromatizadas para amenizar o calor e hidratar nosso corpo. Sempre utilize água filtrada ou mineral bem gelada, fica bem legal adicionar alguns cubinhos de gelo. Deixe por volta de 1 hora para conseguir acentuar o sabor:
    • 2 ou mais galhinhos da erva de sua preferência (hortelã, alecrim, manjericão, capim limão, etc). Pode  misturar várias.
    • Rodelas de limão, laranja, estrelinhas de carambola, sementes de romã. Pode usar cascas em espirais para decorar, desde que sejam orgânicas.
    • Especiarias como gengibre, cravo, anis-estrelado ou canela em pau. Experimente água com mel, manjericão e nozes.
    • Pétalas de rosas (sem agrotóxicos) com umas gotinhas de água de rosas (encontrada em lojas árabes e supermercados)
    • Crie sua própria água misturando alguns dos itens acima: laranjas ou limões com cravos espetados. Misture ervas de sua preferência. Fica lindo numa jarra de vidro transparente.
       “Na França, quando o cliente entra em um restaurante ou bistrô, é comum oferecerem água como cortesia e boas vindas",
    • Outra ideia é colocar pedacinhos de ervas ou especiarias dentro da água que vai fazer o gelo, combinando com o sabor que escolheu. Um pouco de licor de menta na água do gelo também vai dar um efeito bem especial.